quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Maioria dos bairros em Parnaíba são dominados pelo COMANDO VERMELHO

 

Os muros em Parnaíba estão repletos deles; CV, sigla da abreviação Comando Vermelho, o TD2, significa 'Tudo 2' um código utilizado por eles.

O Comando Vermelho foi criado em 1979 no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande (RJ), a partir do convívio entre presos comuns e militantes dos grupos armados que combatiam o regime militar. ... A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80. Atualmente, a facção está em praticamente todo o Brasil, inclusive em pequenas cidades no Nordeste brasileiro, como é o caso de Parnaíba no Piauí.


Antes, o Comando Vermelho estava organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas. Atualmente a facção conta com chefes em diversos presídios do País, inclusive no estado Vizinho do Piauí, Ceará.

 

Com mega estrutura, Policiais do Brasil inteiro estimaram que o CV tem atualmente 10 mil batizados no país inteiro, sendo 800 tidos como superiores, a grande parte no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Domínio em Parnaíba.

Com uma "ética" própria, o CV em 2018 começou uma expansão no que eles chamam de "nortão". Batizando novos membros no nordeste inteiro, mantendo o foco, é claro, no lucro no tráfico de drogas, mas também, eliminando rivais. Em Parnaíba, diversos bairros já contam com pichações com as siglas da facção e autoridades alertam; não estão brincando. 

 


Esse crescimento da facção pode ser

ininterrupto, já que em cidades pequenas próximas a Teresina, por exemplo, sofrem com violências carregando siglas de facções há anos, a própria capital do Piauí parece não consegue resolver o problema da violência complexa que vem acompanhado com faccionados. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário