segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Em Parnaíba, quanto maior o barulho da moto, maior o chifre de quem está pilotando

 

O trânsito é realmente “barulhento”, mas existem limites para os ruídos emitidos por veículos automotores. No caso das motocicletas, estes sons estrondosos, muitas vezes acompanhado de um "corno" em cima, são ocasionados por alterações no escapamento e têm gerado muito desconforto às pessoas.

Em Parnaíba diversas motocicletas fazem barulhos além do permito, e isso é proposital, os donos das motocicletas alteram o cano de descarga - encontrado inclusive em diversas lojas de autopeças em Parnaíba -. Esse ruído, vai além dos 99db, permitido, incomodando inclusive casas de acolhimentos, hospitais, igrejas e escolas.

Existem duas legislações distintas sobre esses exageros do barulho produzido pelas motocicletas. Uma é diretamente relacionada às modificações feitas nos veículos sem alterar o documento. A outra é sobre a falta de manutenção no veículo. Segundos dados do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), condutas como as citadas acima somaram 1.301 infrações em 2018.

De acordo com o artigo 230, parágrafo VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com alguma característica alterada, seja ela cor ou até mesmo o escapamento, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$195,23 e medida administrativa, ficando o veículo retido para regularização.

No mesmo artigo, porém no parágrafo XI, existe outra infração: a condução de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A descarga livre ocorre quando o escape está apenas com um cano, sem nenhuma espécie de abafador ou silenciador, aumentando ainda mais o ruído do escapamento. Caso o condutor não resolva o problema no momento da autuação, poderá pagar multa de R$127,96, referente à infração média.

Um comentário: